Neste texto Ladies, vamos conhecer a estrutura de um charuto "hecho a mano".
Em um charuto deste perfil, encontramos três partes: a folha, a subcapa e a mistura de folhas que compõe o enchimento.
O invólucro exterior constitui a parte mais importante e cara de um charuto. Em alguns tipos é responsável por 60% do paladar. A folha do tabaco deve ser macia e oleosa na medida certa. Deverá poder ser dobrada com facilidade, sem veios salientes. Assim, facilita o processo de enrolar o material.
No caso dos cubanos feitos à mão, as folhas do invólucro são caseiras. Já em outros países, as folhas podem ser importadas.
Curiosidade: o enrolador de charutos em Cuba é chamado de torcedor e pode levar cerca de vinte anos para atingir a maestria nesta arte.
As folhas da subcapa sustentam o enchimento. Normalmente são grosseiras e da parte superior da planta do tabaco. Influencia na queima, aroma e paladar do charuto.
No enchimento, as folhas são dobradas em fole no sentido do comprimento, formando uma série de passagens minúsculas, possibilitando a passagem do ar e do fumo. Feito à mão o resultado é bem melhor.
Tipos de folhas para o enchimento
Ligeiro - de cor escura e paladar forte, queimam mais lentamente. São do topo da planta do tabaco e colocadas no meio do enchimento.
Seco - mais suaves e de cor mais clara, colhidas do meio da planta. Rodeiam as folhas ligeiro.
Volado - com pouco paladar são colhidas da parte inferior da planta e colocadas na parte exterior do enchimento pois possui boas propriedades de combustão.
As proporções destes três tipos de folhas de enchimento, constituem a chave dos charutos feitos à mão.
Texto adaptado do Manual Enciclopédico do Charuto.