Centro de pilotagem ensina a encarar o medo e pegar a estrada com mais segurança
Já imaginou pilotar uma moto sem medo e com segurança, no trânsito das grandes cidades? Esse é o objetivo do Centro de Excelência em Pilotagem Wesley Testa, localizado no Kartódromo do Guará, em Brasília. Testa, que pilota desde a adolescência, é conhecido no mundo pelas demonstrações sobre duas rodas. Há 20 anos resolveu passar adiante todo conhecimento adquirido e ajudar as pessoas que têm vontade de aprender ou que já pilotam, mas ainda com insegurança.
A equipe é capacitada diariamente e todo equipamento necessário para o aprendizado, como botas, macacões, capacetes, joelheiras, entre outros, fazem parte do pacote. “Porque ninguém, aqui, senta em uma moto sem proteção”, confirma Wesley Testa.
E entre os alunos, não somente os homens e os mais jovens se arriscam sobre duas rodas. As mulheres também procuram o Centro de Pilotagem e são persistentes e esforçadas no aprendizado. “Se as mulheres ainda não dominaram o mundo, pode ter certeza, falta pouco. No motociclismo, elas já são inúmeras”, destaca o instrutor.
No Distrito Federal, dados do Detran confirmam o crescimento do número de emplacamentos de motos para 60%, nos últimos três anos, e grande parte desse percentual é formado pelas mulheres. Elas conquistaram seus espaços e, atualmente, o veículo leva de um lado para o outro, no dia a dia, representando a independência. O transporte coletivo não é mais realidade de muitas motociclistas, que optaram por um meio mais econômico e eficaz.
Marcela Costa e Silva, participante do Grupo Jorlan, escolheu o Centro de Excelência em Pilotagem para aprender a se equilibrar sobre duas rodas e pilotar com confiança, antes mesmo de comprar a própria motocicleta. Ela nunca sequer havia passeado na garupa de uma moto, até dezembro de 2014, quando decidiu fazer as aulas com Wesley Testa. “Eu já o conhecia há algum tempo, além disso, foi bastante indicado. Fechei o pacote de algumas aulas antes de comprar a minha Harley-Davidson”, contou.
Mas a regra é para todos. As mulheres também precisam adquirir noções de direção defensiva e segurança nas ruas. De acordo com a OMS, o número de mortes por acidentes no trânsito é de aproximadamente 1,3 milhões de pessoas, por ano. As pesquisas ainda atestam que mais de 70% dos acidentes são causados por imprudência dos motociclistas.
Técnica em equilíbrio e preparo, é o que o Wesley Testa garante aos alunos. “O ideal é estar preparado para pilotar em condições adversas e todos os tipos de motos. Repasso a minha experiência aos que desejam dominar a pilotagem, no dia a dia. Com mais de 600 tombos na carreira, ensino aos alunos que não é preciso cair da moto para saber pilotá-la”, destaca.
Além dessas vantagens, o Centro de Excelência em Pilotagem possui contratos com concessionárias de motos da capital federal e oferece aulas em motos de até 1300cc, para alunos entre 18 e 65 anos, também, competidores de motovelocidade, para campeonatos regionais e nacionais.
Wesley Testa, nos tempos de demonstrações, chegou a pilotar sobre uma roda a 270 km. Foi considerado o Showman da Velocidade. Hoje, o chamam de “salvador de vidas”. Até cinco pessoas ligam, por ano, para o Centro de Excelência em Pilotagem para agradecer por escaparem de algum acidente fatal devido às aulas que receberam.
______________________________________
Nathália Borgo
Jornalista/Assessora de Imprensa
nathaliaborgo@gmail.com | (61) 9662-0899
Brasília - DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário